greve sanitária

Docentes da UFSM analisam possibilidade de greve por motivos sanitários

Jaiana Garcia

Os docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aprovaram, com apenas uma abstenção, a construção de um movimento grevista por motivos sanitários. A decisão foi tomada em assembleia da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), na noite desta quinta-feira. A preocupação é com a falta previsão para a vacinação de professores, técnico-administrativos e estudantes contra a Covid-19. Os professores, de acordo com o Plano Nacional de Vacinação, entrariam na 4ª e última fase de imunização. A greve pode começar no caso de as aulas presenciais serem retomadas.

Edital para adesão de universidades ao Sisu de 2021 é publicado

- A posição é pelo retorno somente com a vacinação. Qualquer retomada presencial sem a garantia da segurança sanitária da comunidade acadêmica é irresponsável. É uma greve diferente do que ocorree tradicionalmente, por questões trabalhistas. É uma greve por segurança sanitária. A UFSM é um município dentro de um município. São quase 30 mil pessoas que circulam diariamente no campus - avalia a presidente da Sedufsm, Laura Regina Fonseca. 

As discussões acontecem em todas as seções sindicais do Brasil. Em Santa Maria, os docentes ainda irão consultar o sindicato dos técnicos em assuntos educacionais, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e demais servidores, de acordo com a presidente. As datas para estes encontros ainda não foram definidas. 

- Nós não temos concretamente, hoje, uma expectativa de quando seremos vacinados. O país não tem doses. Então, neste ritmo, na hipótese mais otimista, seríamos imunizados no segundo semestre - projeta.

A presidente salienta que a maior preocupação é com a circulação dos 27 mil estudantes sem serem imunizados. A universidade tem cerca de 2,3 mil professores em quatro campi (Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões). A reitoria da UFSM ainda discute o retorno presencial das atividades. A última reunião da Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) foi em 22 de janeiro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Colégio Politécnico da UFSM completa 60 anos Anterior

Colégio Politécnico da UFSM completa 60 anos

Inscrições para financiamentos no ensino superior terminam nesta sexta Próximo

Inscrições para financiamentos no ensino superior terminam nesta sexta

Educação